Menu
Página Inicial
   Nossa Organização
Sociedade Civil
Editais, Informes e Coletânea de Exercícios
egulamentação da Profissão
Envie a sua mensagem
 
 Anúncios
 Notícias
 Links úteis


  Associe-se
  Comitê Olímpico Brasileiro
  CONFEF
  CEV
  CREF
  FIEP
  Ministério do Esporte
  Ministério da Educação
  Secretaria Est. de Educação
  Secretaria Mun. de Educação

  SINPRO


 
 Eventos
 
História da fundação

Fundada em 26 de março de 1946, com o propósito de congregar os professores de Educação Física e incentivar o desenvolvimento de uma categoria profissional, a APEF-RIO ao longo dos seus 60 anos é responsável pelas principais ações que envolvem as questões de natureza política, cultural, científica e social no âmbito da Educação Física Brasileira.
Dentre suas realizações destacam-se: o ato de fundação da Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física (FBAPEF), a publicação dos primeiros veículos de orientação e informação profissional, a promoção de inúmeros congressos, cursos, conferências, seminários, debates e fóruns (estaduais, nacionais e internacionais) e a atuação direta na mobilização da categoria à conquista da regulamentação da profissão.
A luta pela valorização e qualificação do profissional de educação Física é evidenciada logo no inicio de sua existência. Na oportunidade a APEF-RIO fez chegar às mãos do Ministro da Saúde e Educação um memorial que sinalizava algumas reivindicações no sentido de garantir a participação do profissional de Educação Física nas políticas publicas da época, tais como: a ampliação da carga horária da disciplina escolar e a abertura de concursos para o pessoal
especializado.
Nos anos 60 a APEF-RIO, configura-se como a principal referência da Educação Física brasileira nas relações internacionais. Neste período foram realizados diversos intercâmbios receptivos e de visitações tendo como objetivo a difusão do conhecimento produzido no exterior e a capacitação dos profissionais brasileiros. Vinte anos mais tarde revela sua liderança política nas ações que levaram a luta pela regulamentação da profissão e na própria expansão do movimento associativista nacional. De lá pra cá, o que se viu, foi uma atuação decisiva no processo de construção do Sistema CONFEF/CREF, desde o acolhimento e instalação do Conselho Federal em nossa sede durante todo o seu primeiro ano de sua
existência e todo o processo de implntação do CREF1.
Atualmente nosso maior projeto é comemorar seus 65 anos de existência, dividir essa felicidade com todos os personagens que um dia fizeram parte dessa história, ampliar a luta em prol do respeito e desenvolvimento do profissional de Educação Física e às novas
conquistas para a profissão. Entre em contato conosco ajude-nos a continuar essa história.

 
     
 
O que é a Associação
A Associação dos Professores de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro (APEF-RIO), é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega os profissionais de Educação Física que desenvolve ações de caráter cultural, assistencial de representação e de defesa da classe, desde 29 de março de 1946.
Sua finalidade

a) Congregar os professores de Educação Física e incentivar o espírito de união e cordialidade entre os membros da classe.
b) Promover Congressos, cursos, conferências, seminários, debates, demonstrações, exibições cinematográficas sobre assuntos diretamente relacionados com a Educação Física.
c) Promover o desenvolvimento social dos associados.
d) Promover o inter-relacionamento com associações congêneres, nacionais e estrangeiras, visando o aprimoramento e a divulgação da Educação Física.
e) Divulgar trabalhos e estudos de interesse da Educação Física.
f) Zelar pelos interesses e direitos dos associados.
g) Prestar assessoramento e consultoria a empresas, instituições, órgãos e pessoas na área das atividades físicas, esportivas e do movimento de forma geral.
h) Representar em atos públicos ou privados os seus associados.
i) Colaborar com órgãos oficiais e entidades particulares na defesa dos interesses da profissão.
j) Colaborar com as escolas de Educação Física no desenvolvimento do espírito associativo entre os estudantes, promovendo sua participação nas atividades Sócio-Culturais programadas.
k) Coordenar atividades culturais, sociais, desportivas e recreativas.

topo da página

 

 

home  |   nossa organização  |   estatuto   |   eventos   |  leis e documentos   |   fale conosco

© 2005-2016 Todos os direitos reservados. APEF-RJ

Site desenvolvido por ZM Websites